Terceira Pessoa

TERCEIRA PESSOA – ASSOCIAÇÃO 
Breve Historial e Intenções Artísticas 

A Terceira Pessoa é uma estrutura fundada por Ana Gil & Nuno Leão, que desenvolve projetos artísticos com especial enfoque nas artes performativas. 
No seu trabalho exploram o conceito de ação ao invés do conceito de teatro, no sentido em que o último se torne lugar de confronto do público consigo próprio, enquanto coletivo, por oposição à distância da representação. 
A sua criação e produção é pautada por objetos que pretendem, por um lado, refletir sobre a prática teatral, numa atitude de constante experimentação e renovação e, por outro lado, envolver o espetador numa postura ativa e implicada, caminhando no sentido da sua emancipação em relação à obra de arte. Nos seus projetos é comum envolverem membros de grupos específicos das comunidades em que desenvolvem trabalho procurando, através da prática artística, redescobrir o seu lugar dentro do contexto em que se inserem. 
É neste sentido que, em 2012, começam a desenvolver trabalho na zona da Beira Baixa, desenhando um projeto de aproximação da comunidade aos territórios culturais da sua zona, bem como de outros locais do seu país e de promoção de uma troca entre o património local e as linguagens contemporâneas. Desenvolveram em 2012 o projeto “Kurt Cobain”, dirigido a jovens dos 13 aos 18 anos da cidade de Castelo Branco. 
A Terceira Pessoa – Associação tem como objetivo primeiro, tal como o próprio nome indica, trabalhar sempre em conjunto com mais alguém, com um grupo específico, com outra associação, com o público (para o qual criamos os nossos objetos e com quem queremos partilhar experiências). 
Queremos aproximar sempre cada indivíduo que se cruze connosco ao nosso projeto, para que que este se torne também “dele” ou “deles”.

Sem comentários:

Enviar um comentário