Ana Gil & Nuno Leão



ANA GIL


Nasceu em 1986.
Em 2010 termina a sua Licenciatura em Teatro/Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ao longo da sua formação trabalhou com Thomas Richards, Jean Paul Bucchieri, Maria Duarte, João Brites, Sílvia Real, Luca Aprea, entre outros. Inicia a sua actividade teatral em 2004, como assistente de encenação e atriz no Cortejo Histórico em Famalicão, e no espectáculo Adamastor pela Associação Teatro Construção. Em 2006 realiza um curso de formação de actores no GTL - Grupo de Teatro de Letras, com Ávila Costa (Lisboa). Em 2007 participou no Laboratório Teatral P.A.C.T.O (Projecto de Animação Cultural e Teatral de Óbidos) do Teatro Agita. Inicia então uma colaboração regular com essa companhia, sob a direção de Miguel Fonseca, onde é atriz nos espetáculos Aqui no Paraíso de Pär Lagerkvist (2009, Teatro da Trindade) e A Fábrica (2010, Centro Cultural Malaposta / Teatro da Trindade).
Como actriz participou ainda em A Missão, de Heiner Muller (Grupo de Teatro de Letras, Vencedor do Prémio Fatal 2007); em Queima de Judas – Da Última Ceia ao Enforcamento e em O Alcaide do Castelo de Cerveira (Companhia de Teatro Comédias do Minho); Menina Júlia de August Strindberg (enc. de Rui Mendes no Teatro Nacional D.Maria II); Os Bigodes na Re(s)pública, (enc. de João Brites pelo Teatro Bando para as comemorações do centenário da República) e Inferno de August Strindberg (enc. de Mónica Calle na Culturgest).
Em 2011 inicia a sua colaboração com a companhia Teatromosca, onde é atriz nos espetáculos Europa e Tróia de John Berger (Devir/CAPA, distinção Melhores Espetáculos 2011 pela crítica jornal Expresso) e Checoslováquia de Tiago Patrício (enc. Pedro Alves, Teatro Nacional D.Maria II). Trabalha ainda na criação de espetáculos direccionados para o público juvenil, apresentados em escolas e bibliotecas. Paralelamente à sua atividade teatral, foi desenvolvendo a sua formação em canto lírico, prática de teclado, formação musical e coro pelo Conservatório de Música. Na Ópera estreia-se em A Arca de Noé (Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão). Como docente, lecciona aulas de Expressão Musical no 1º ciclo, nos concelhos da Pontinha, Vila Franca de Xira e Lisboa.

NUNO LEÃO

Nasceu em 1983. Reside entre Lisboa e Alcains.
Inicia a sua actividade artística, como criador e intérprete, em 2004, com a fundação da Companhia Cães à Solta. Destaca como trabalhos que criou nessa companhia: In Dialogo (2004); Café Por Acaso (2005); O Alienista (2006); A Cidade (2006); About:Blank (2007). Em 2009 integra as Produções Cartuxo, onde cria com Ricardo Marques o espectáculo Antes de
Descobrir a Garganta (2010). No mesmo ano trabalha ainda com os Artistas Unidos, no espectáculo O Peso das Razões (enc. Jorge Silva Melo). 
Em 2010 termina a Licenciatura em Teatro – Ramo Actores na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde trabalhou com Maria João Vicente, Francisco Salgado, Jean Paul Bucchieri, Luca Aprea, Sílvia Real e Pedro Penim. 
Em 2011 estreia Efabulação, criação de Nuno Leão e Nuno Nunes (vencedor prémio melhor interpretação masculina no Festival Cale-se 06). No mesmo ano cria com o Sr.João o espectáculo Porque o destino nos segue o destino como um louco com uma navalha na mão - um espectáculo de passe. Estreia-se na Ópera, em Junho de 2011, no Teatro Nacional São Carlos, com Carmen de Georges Bizet (encenação de Stephen Medcalf). 
Paralelamente à sua actividade performativa, tem desenvolvido, desde 2009, investigação no Instituto de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa, onde é investigador. Trabalha regularmente em projetos que exploram a ligação entre as artes e formação com públicos de várias idades, de que são exemplos o projeto Novos Palcos (Cães à Solta, Alcains), a Aula de Teatro da Universidade Sénior Albicastrense (Castelo Branco) e aulas de educação pela arte que desenvolve em escolas do 1º Ciclo ao Secundário.


Sem comentários:

Enviar um comentário